quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ética

          Mais incomum do que o normal. Assim meu dia começou.
Acordei mais cedo que o de costume, afinal, hoje iria à pé pra escola. Mal entrei na sala o professor chega com provas. Isso mesmo, provas. "Maravilha, belo dia!".
         Terminei cedo, saí da sala e fiquei pela escola, afinal se viesse para casa, ficaria sozinha. Alguns instantes depois passa por mim o professor que estava aplicando prova em minha sala. Ele passou dizendo várias barbaridade, difamando e xingando todos os alunos do ensino médio. É mole?
         Logo ele, por quem eu tinha tanto respeito e admiração, que me ajudou a ser boa parte do que eu sou hoje, realmente não esperava tal atitude por parte dele.
         Apesar da decepção, tudo isso me fez refletir bastante. Percebi que tudo que levamos anos para construir, poder ir por água abaixo em questão de segundos por atos impensados e que o que falta mesmo nas pessoas é a ética.
         Em boa parte da população (claro que não posso generalizar, mas é uma realidade) ela está oculta: em nós eleitores que elegemos pessoas que sabemos que são incapazes de serem honestas com o poder nas mãos; nos políticos que elegemos; nas escolas, em seus professores e alunos que só pensam no plágio de provas; no comércio, nas pessoas que falam mal das outras... Falta ética em tudo, minha gente, a corrupção ta aí, precisa de outro exemplo?
        O pior de tudo, é que essa ausência de ética sempre nos atinge de alguma forma. Você com certeza não fica feliz e satisfeito quando ver alguém menosprezando suas capacidades não é mesmo? Ou quem sabe falando mal de você, ou ainda se dando bem as suas custas. Não, com certeza você não gosta de nada disso, o que lhe causa um sentimento de revolta, raiva.

         Então você me dirá: "Ok, você falou muito de ética. E o que fazer para resolver?" Bom, o primeiro passo para mudar todo esse quadro não é mudando os políticos ou as pessoas de língua solta. A implantação dela na sociedade deve começar naqueles que compõe a sociedade. Se cada individuo tomar consciência do que é ética, que ela deve ser praticada (e realmente seja), tenho certeza que será um gigantesco passo para a humanidade.
          Então passei a tarde a pensar em como ser alguém de mais ética. E você, já pensou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário